Edson José Travassos Vidigal

Venturole

OAB/DF 42228

 

Enviar email

 

 

Advogado com atuação nas áreas de Direito Eleitoral e Direito Administrativo e ampla experiência nos Tribunais Superiores.Professor de cursos de graduação e pós-graduação, leciona as disciplinas Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Filosofia do Direito, Introdução ao Estudo do Direito e Direitos Humanos.

Autor de livros, artigos e pareceres jurídicos.

Colunista Político de jornais e revistas.

Ministra cursos e palestras.OAB/DF 42228; OAB/SP 373680 (suplementar); OAB/MA 14624-A (suplementar).

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão.

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília.

Pós-graduado em Direito Eleitoral com habilitação para o ensino superior pela Universidade Federal do Maranhão.

Pós-graduado em Filosofia Política pela mesma universidade.

Pós-graduado em Direito Eleitoral pela Escola Superior de Advocacia ESA-OAB-DF/UniCeub.Mestrando em Direito Econômico pela PUC-SP e Mestrando em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra (Portugal), é pesquisador de Direito Econômico do grupo “Capitalismo Humanista”, vinculado à Universidade de Sorbone (Paris- França).

Membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-SP, da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB-DF e da Comissão de Direitos Humanos do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo, Advogado).

Foi servidor público de carreira do Tribunal Superior Eleitoral durante 19 anos, onde exerceu atividade em diversas áreas judiciárias, administrativas e cartorais, ocupou cargos e funções de chefia e assessoramento.

Foi Assessor-Chefe da Assessoria de Articulação Parlamentar da Presidência do TSE por vários anos, tendo sido responsável pela condução da articulação política que originou a lei 9.504/97 (atual lei das eleições desde então), bem como a implementação do voto eletrônico na legislação brasileira.

Foi Observador Eleitoral da ONU na ONUMOZ em Moçambique e Presidente do Comitê de Intranet do TSE. Foi Chefe de Gabinete e Assessor Jurídico do Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, tendo feito parte da equipe responsável pelos processos e contratos relativos às Olimpíadas de 2016 no Brasil.Autor de obras jurídicas e filosóficas.

OAB/DF 42228; OAB/SP 373680 (suplementar); OAB/MA 14624-A (suplementar).


Produção acadêmica